quarta-feira, fevereiro 13, 2008

quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Meme

A Grace Olsson, do Blog Renascendo das Cinzas, me desafiou a responder este meme, com a incumbência de repassar para mais cinco blogueiros, mas vou fazer diferente, convido, a quem quiser, respondê-lo no sistema de comentários.

Se eu fosse...

*Um livro

Seria Alice no país das Maravilhas de Lewis Caroll

Por não suportar monotonia, por procurar novas emoções, mesmo que envolvam vários riscos.

*Um Herói

Complicado responder, nunca me imaginei herói ou heroína, talvez fosse um dos Inconfidentes, por ter o sangue deles correndo em minhas veias, pelo meu amor à liberdade e à justiça.

*Um Vilão

Vou optar por quem foi considerada uma vilã e responsável pelos males da humanidade; seria Eva, pois também não respeitaria à proibição de comer o tal fruto, sem que me fossem dadas as razões dessa proibição e, claro, tentaria seduzir o Adão.

*Uma Personagem Secundária.

Seria o Gato de Cheshire, ou Gato Risonho, um dos companheiros de Alice em suas aventuras. Pelo seu sorriso, por ser esse um dos seus maiores predicados (dizem ser também o meu) e pela sua capacidade de aparecer e desaparecer, subitamente.

*Um Espaço:

Qualquer um ao ar livre, com muita água, onde houvesse respeito pela fauna e pela flora.

*Um Narrador.

Iosif Landau, pela sua narrativa vibrante, pela coragem de verbalizar o que muitos calam, por transformar vida em palavras. Suas letras quando alegres fazem sorrir, gargalhar, porém quando tristes, doem, ferem mais do que corte de navalha. Não é possível ficar indiferente aos seus escritos. Mas apenas gostaria de ser Iosif Landau, nunca poderia ser ele, só ele pode.

*Um Gênero Literário

Sou eclética, gosto de vários gêneros literários, mas eu, com certeza, seria poesia, se boa ou ruim, não sei dizer.

*Um tempo

Hoje, sempre.

*Uma Frase de um Livro

“eu quero a palavra dita, rente ao corpo, inseparada do corpo, língua, boca, braço, mão, gesto, movimento do eu e do outro, do eu para os outros e de novo destes para mim, a palavra que está no princípio do eu e do mundo e da vida e que é talvez, talvez, o amor"
(Teolinda Gersão, O Silêncio)

*Uma Pergunta de um Livro

Ó morte, por que não és negada aos vis, por que não és prêmio apenas para os fortes?
(em Farsália de Lucano)

Também gostaria de saber, porque penso que esta vida seja um aprendizado, uma passagem, para uma outra bem melhor.

*Um Escritor

Clarice Lispector, por me identificar com seus escritos.

*Uma escola Literária

Romântica

*Um Título de Um Livro

Enterrem Meu coração na Curva do Rio, de Dee Brow. É o relato da destruição sistemática dos índios na América do Norte. Este livro muito me emocionou.

*Uma Capa de um Livro

Apenas uma capa simples, preto no branco ou branco no preto, o que importa é o conteúdo.

É isso!

Agora é com vocês...